segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O Formulário


Quero aqui expressar minha indignação a respeito da abordagem de certas empresas que se dizem profissional.
Vou contar uma historinha bem rapidinho (nem tão rápida, é que eu não consigo), estava eu no meu horário de trabalho, na minha mesa, no meu computador, toca o telefone e eu atendo é claro:

_ Gisele, boa tarde. ( com a maior boa vontade)

Do outro lado:
_ Boa tarde senhora Gisele! (obs. Odeio quando me chamam de Senhora principalmente quando soa meio robótico) Aqui é a Juliana (nome fictício, porque eu não me lembro, se lembrasse eu colocaria que fique bem claro!), é da empresa Tele Lista, essa conversa será gravada para o bem maior de ambas as partes. Gostaria de confirmar alguns dados da empresa onde a Sra. (arch) trabalha, para o recadastramento com a Tele Lista.

Eu, super hiper mega calma e atenciosa:
_ Sim Juliana, mas eu não me recordo termos feito algum cadastro com a Tele Lista, acredito que deve haver algum engano.

Do outro lado:
_ Ah vocês já tem há muito tempo, é só pra confirmar se não mudou alguma coisa... Eu vou mandar por fax um formulário e você preenche e depois me retorna, não é cobrado nada por esse serviço.

Eu já estava sendo enrolada.
_Bom, devem ter feito antes de eu trabalhar aqui, vou te dar o sinal de fax, preencho e depois te envio.
Recebi o fax, preenchi o formulário, entreguei na diretoria pra assinar, quando eu estava prestes a retornar o fax, foi que me dei conta que no cantinho da folha estava escrito em letras muitíssimos pequenas que seria cobrado o valor de R$ 350, 00, parcelados em tantas vezes, descontados na conta de telefone. É claro que eu não retornei o fax.
Isso se repetiu todos os anos, e quando eu argumentava dizendo que o serviço era cobrado, as atendentes na maior cara de pau dizem que não é cobrado!!
Quando foi esses dias, eu atendi outra vez essa ligação, dessa vez ela não foi só cara de pau, ela foi extremamente mal educada.


Eu...
_Souza boa tarde!

A mal educada:
_Boa tarde, eu gostaria de falar com o diretor ou dono da empresa! (detalhe, ela não me chamou de senhora, ponto pra ela).

Eu:
_ Quem gostaria, por favor?

Ela, querida:
_ Aqui é da Tele Lista, gostaria de falar com o Dono da empresa ou Diretor?

Eu, acostumada com o tipo ( ou pensando que já tinha visto de tudo)
_Ah sim, eu já sei do que se trata, nós agradecemos, mas a empresa não tem interesse em fazer o cadastro na Tele Lista.

Ela baixou o santo.
_ QUERIDAAAA EU NÃO ESTOU VENDENDO NADA!!!!! QUERO FALAR COM O DONO!!!!

Eu, tentando me explicar calmamente:
_ Sim querida, é que eu cuido da parte de telefonia da empresa...(cortaram minha fala)

Ela:
_ Mas isso não tem nada a ver com telefonia!! (HAN???? PENSEI EU HAN???? SERIA TELE LISTA UM LIVRO DE RECEITA?) VOCÊ É O QUE AÍ NA EMPRESA, UMA RELIS TELEFONISTA, FAZ O FAVOR DE PASSAR PRO DONO DA EMPRESA!!!
Pensei comigo, nossa... Esqueceram de treinar essa menina, nem robótica ela era.
Pacientemente liguei para o meu gerente administrativo informei o acontecido, ele logo adiantou, não atendo, estou em reunião!
Peguei a batata quente outra vez!

EU:
_Alo, o diretor administrativo está em reunião, não pode lhe atender agora, e já adiantou que não tem interesse no assunto.

Cutuquei a onça:
_ Tu é só uma telefonista, FAZ O FAVOR DE PASSAR ESSA LIGAÇÃO!!!!

Eu jurava que era pegadinha! Então falei bonito, vai que passa em rede nacional!
_Sim, eu sou a telefonista, fui passar a ligação para o diretor administrativo conforme a senhora me solicitou e ele informou que se encontra impossibilitado de lhe atender devido a uma reunião!

A Onça:
_Então me passa pro setor de compras que eu vou dizer que você não quer passar a ligação pro diretor!!!!

Eu passei a ligação, minutos depois o setor de compras me chama e diz, por favor, Gisele, não me passa mais essa moça da Tele Lista! Obrigada.

Bom, lendo agora, é até bem engraçado. Mas vou ser sincera, enquanto eu a atendia, eu atendia outras ligações ao mesmo tempo, e tenho que atender a todos muito bem, até porque em casa eu aprendi a usar da boa educação com as pessoas, eu trabalho com telefone há cinco anos, eu já ouvi muitos clientes exaltados, mas nunca ouvi alguém oferecer algum tipo de serviço tão brutamente assim. Eu ainda prefiro acreditar que se tratava de uma pegadinha, dessas pra testar a paciência da gente. Se não for, bom, eu tenho pena das empresas atendidas por essa BRUACA!!!
Porque ela não passa de uma BRUACA, GROSSA MALEDUCADA!!!
E para todos que estão lendo, cuidado com esse tipo de serviço oferecido.
Abraços!